quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tabela 5



Com relação às respostas aos itens "Você já fez teste para o HIV na sua vida" e "Você conhece/ conheceu pessoalmente alguém que tenha o vírus da Aids?", observa-se redução nas médias do escore de IID entre os dois períodos de análise tanto para as respostas "Sim" como "Não".
Pode-se verificar que as pessoas que declararam em 2005 ter realizado o teste anti-HIV alguma vez na vida apresentaram média de índice de intenção de discriminação menor do que a daqueles que nunca fizeram o teste. Em 1998, não foram detectadas diferenças entre estes dois grupos.
Em relação à pergunta "Você conhece/ conheceu pessoalmente alguém que tenha o vírus da Aids?", em 1998, as pessoas que responderam positivamente apresentaram média inferior à das que responderam "não". Entretanto, em 2005 não houve diferença entre os dois grupos.
Por outro lado, para a pergunta "Se você (ou sua esposa ou mulher) estivesse grávida e os testes apontassem que você (ela) tem o vírus da Aids, qual das seguintes atitudes você tomaria? (a aconselharia tomar?)" não foram detectadas diferenças nas médias entre 1998 e 2005 das seguintes respostas "Abortaria", "Abortaria e faria laqueadura depois do parto" e "Consultaria um médico sobre fazer laqueadura"; nas demais respostas verificou-se queda da média do IID. Nesta mesma pergunta, ao serem agrupadas as respostas em "Decide" (Deixaria a gravidez continuar; Deixaria continuar e faria laqueadura depois do parto; Abortaria; Abortaria e faria laqueadura depois do aborto) e "Não Decide" (Consultaria médico para abortar ou laquear) não se observaram diferenças de nível de intenção tanto em 1998 como em 2005.
Pode-se verificar que em 1998 para a questão "Você concorda que as mulheres grávidas com vírus da Aids deveriam fazer aborto?" que a média de IID daqueles que responderam positivamente foi superior à daqueles que responderam "não". Da mesma forma, em 2005, verificou-se que as pessoas que responderam "sim" apresentaram média de IID superior ao que responderam negativamente. Entretanto, observou-se queda no IID médio entre os dois períodos tanto para os que responderam "Sim" como aqueles que responderam negativamente.
Observou-se forte assimetria na distribuição do IID, sugerindo inadequação da utilização de um modelo de regressão linear para estabelecer associação entre o IID e as variáveis independentes, reforçado pelo fato deste escore assumir apenas valores discretos no intervalo de 0 a 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário